domingo, 18 de janeiro de 2009

Aenida Peri Ronchetti


Pery Ronchetti Carlos era filho de Carlos Ronchetti e Aída Buzzani Ronchetti, italianos que chegaram ao Brasil no fim do século XIX para aqui instalar as primeiras tecelagens . Nasceu no dia três de abril de 1901- no bairro da Vila Prudente.
Em 1925, Pery casou-se em São Paulo com Marianna Caligiuri Ronchetti e veio para São Bernardo.

Seguindo o caminho de seu pai, dedicou-se à tecelagem. . Começou trabalhando na Indústria de Tecidos Nascimento & Pelosini Ltda., na Rua Marechal Deodoro. Inteligente e competente posteriormente veio a comprar essa fábrica, iniciando sua vida de empresário e industrial.
Formou uma sociedade com seu irmão Pensier Ronchetti e seu cunhado Jose D’Angelo, casado com sua irmã Bruna e renomeou -a como Tecelagem de Seda Sul-Americana, que funcionava no mesmo prédio da antiga Pelosini.


Em franca expansão de seus negócios, os irmãos Ronchetti compraram no ano de 1952 , o prédio da antiga Cia. Tecelagem de Seda Villa de São Bernardo, do industrial Ítalo Setti , situada na atual Av. Brig. Faria Lima 1790. Para lá transferiram as instalações da Indústria de Tecidos Sul Americana, que passou a chamar-se Tecelagem Aída, tendo Pery Ronchetti como presidente e como sócios seus irmãos Pensier, Bruno e seu cunhado José D’Angelo. Fabricavam principalmente tecidos de seda de alta qualidade para gravatas. Esta tecelagem encerrou suas atividades no ano de 1968.



Pery participou ativamente da vida política de São Bernardo. Irrompendo em todo o estado a Revolução Constitucionalista de 1932, ele fez parte do Primeiro Conselho Municipal desta cidade e do Conselho Consultivo do Município criado em 28 de julho de 1932, no cargo de Conselheiro, em plena revolução. Em 1936 ele compunha a Câmara de Vereadores de São Bernardo , junto com 12 outros membros, a cuja operosidade deve o município importantes melhoramentos.
No início da década de 50, adquiriu uma grande área na cidade de São Paulo, até então conhecida como bairro do Guaraú, onde fez o loteamento denominado Jardim Pery, localizado na Zona Norte de S. Paulo .


De seu casamento com Marianna Caligiuri, teve a filha Aída Ronchetti, que se casou com Ary B. Cayres ,um dos precursores do automobilismo no Brasil ( ambos já falecidos) , e que lhe deram os netos: Marco Aurélio, Ary, Silvia e Vera e vários bisnetos.

E Pery Ronchetti, um dos pioneiros da industrialização de São Bernardo, passou seus últimos anos de vida dividindo seu tempo entre os dois locais que mais amava: esta cidade e a fazenda de Itapetininga. Faleceu em São Bernardo do Campo em 30 de janeiro de 1976.

Pesquisa: Robinson Dias
Escrito por Vicente & Elexina D'angelo- sobrinhos do Sr. Peri Ronchetti

Nenhum comentário: